Querido Irmão, Camarada, Companheiro Da Mesma Trincheira Da Nossa Luta Patriótica
Lú-Olo, assumiste e usaste como manto o nome do teu avô como talismã, protetor dos combates de uma vida das difíceis agruras e as situações por vezes de desânimo, ao longo da luta que travamos.
Resistir e persistir, foi o teu lema, que seguiste e que te levou, à vitória final, na luta pela libertação do nosso povo.
Em tempos de liberdade, que ajudaste a conquistar, com toda a tua abnegação, e profundo sentido ético e de cidadania, tiveste de enfrentar novas tempestades, outras ciladas e armadilhas, com que te procuravam denegrir, magoar, humilhar e diminuir como cidadão exemplar, político sério, homem de princípios e valores. Soubeste ser paciente, e com natural humildade e elevado sentido de respeito respondeste a tudo e todos, com suprema elevação, sentido de estado e dignidade.
Acredito que, nesta hora em que inicias a grande viagem para a eternidade, o fazes com um sorriso tranquilo nos lábios, como é teu hábito e como, tantas vezes, perante as mais difíceis situações o fazias.
Adeus, querido irmão, adeus
Deixaste um legado incomparável, indelével para os novos tempos, para as novas gerações, para o teu país e o teu povo.
Deixas um exemplo para os pais e para os filhos timorenses, que é, o de não procurar riquezas e benefícios acima ou superiores aos do povo que continua em luta pelo seu desenvolvimento e bem-estar. Soubeste pôr sempre, o interesse coletivo acima do interesse individual, pessoal.
Obrigado irmão, companheiro e camarada. Obrigado.
Até sempre.
Falur Rate Laek
